Livro: Luís Vaz de Camões – Os Lusíadas (livro)
Género:Histórico
Língua: Português
Páginas: 160
Formato: PDF
Género:Histórico
Língua: Português
Páginas: 160
Formato: PDF
Luís Vaz de Camões foi um célebre escritor e poeta português, nascido em Lisboa em 1524. Camões ficou famoso por suas grandes obras literais, publicadas em língua portuguesa, se destacando com um dos mais respeitáveis escritores ocidentais. Oriundo de família de pequena nobreza, quando criança foi educado de acordo com os moldes classicistas, aprendendo latim, literatura e história.
Camões deu início a sua carreira como poeta lírico, e não foi imune aos amores - e dissabores - de sua época, tendo se envolvido em diversos romances, em uma vida atribulada e boêmia. Há relatos de que Camões, arrasado por um de seus amores, resolveu se alistar como militar e se exilou para a África - onde perdeu um olho em uma batalha. Ao retornar a seu país de origem, foi preso várias vezes, enfrentando desde brigas com servos a combates ao lado das forças portuguesas. Daí, surgiu sua epopeia nacionalista, e também sua mais conhecida obra: Os Lusíadas.
Sobre a obra
Publicada pela primeira vez em 1572, período onde predominava a literatura classicista, a obra foi escrita com base nos feitos históricos dos heróis portugueses, nossos patrícios. Composta por 1102 estrofes de oito versos cada, OS Lusíadas se tornou uma epopeia que alcançou fama internacional.
O poema retrata a descoberta de Vasco da Gama e sua frota de caravelas, que seguia o caminho marítimo para a Índia. Os lusitanos, sempre tratados com supremacia e glória, são os elementos principais desta obra de Camões, que não esconde seu patriotismo e orgulho de seu povo heroico. Vários episódios da história de Portugal são relatados nesta obra.
Os heróis patrícios, com o auxílio dos deuses Vênus e Marte, passaram por várias aventuras que os consagraram como verdadeiros seres gloriosos, cujos valores éticos e religiosos sempre foram levantados e enobrecidos. Ao término da grande viagem, Vênus os recompensa com um momento de descanso e prazer na Ilha dos Amores, um paraíso natural que remete ao Brasil, descoberto há pouco tempo por Pedro Álvares Cabral.
Por se tratar de um poema grande, Os Lusíadas é subdividido em cinco partes:
- Proposição
- Invocação
- Dedicatória
- Narração
- Epílogo
Para Visualizar O livro Clica na imagem abaixo
0 Comentario "Luís Vaz de Camões – Os Lusíadas (livro)"
Enviar um comentário